terça-feira, 16 de outubro de 2012

A verdade é que emociona....


Bom, um único show nunca me dá a compreensão do artista que está no palco, claro que alguma coisa eu sinto, percebo, compreendo de primeira. Mas, quando me chama a atenção, quando me toca de alguma forma, me arrepiando, ou me fazendo mais leve, me faz querer ver de novo. 
Foi assim na primeira vez que vi a Aretha no palco no Bar Ao vivo, ela me emocionou, particularmente, assumo, que não sou muito fã de intérpretes muito teatrais, e o engraçado foi que ela me pegou por isso, achei teatral, mas também senti muita verdade...não aquela coisa teatral engessada em que o artista não se deixa levar pelo momento, e sim já pré estabelece seus atos, tem a direção já totalmente elaborada, pensada. Isso percebo muito nas intérpretes femininas e sendo sincera, me incomoda. Mas, cada um é cada um, e tem gente que curte, que gosta muito. É uma coisa muito minha!
Como me emocionou eu fui falar com ela, dei os parabéns, agradeci o belo show que presenciei e cheguei a dizer que eu precisava vê-la mais uma vez no palco, pra tirar uma dúvida, mas não disse qual. Depois pensei, sou maluca, porque eu disse isso?! Bastava eu voltar e vê-la de novo e pronto chegar a minha conclusão, guardar comigo. 
Bom, voltei a vê-la esse final de semana passado, dois dias, sábado e domingo. O show um pouco diferente já que ele foi todo em homenagem ao pai, Antonio Marcos, diferente do show no Bar Ao vivo em que ela apresentou mais canções dela, mas não deixou de me ajudar a começar a conhecer a verdade de Aretha. E, dois shows na sequencia, mesmo repertório, mas ainda assim fez uma surpresa de um dia para o outro, compartilhou conosco um poema que o pai lhe deu no seu aniversário de 15 anos.


E a verdade de Aretha é que ela é tão intensa quanto era o pai nos seus poemas (e acho que também na vida), por ser assim, optou por umas canções, deixando outras mais fortes de fora, e assumiu que seria muito sofrimento pra ela cantá-las...pediu desculpas por isso, mas acho mesmo, que ninguém tem que sofrer...achei lindo ela dizer que decidiu uma coisa pra vida dela, que mesmo quando chorar vai chorar rindo.
Eu, já disse aqui que me recordo da menina de sorriso lindo, largo, dos especiais infantis da década de 80, e eu percebo que ela guarda isso como se fosse um tesouro, é bonito de ver.
Outra coisa maluca e só conversando com ela pra eu saber, mas a impressão que eu tenho é que ela através desse show dos 20 anos de saudade de Antonio Marcos, não apenas quis e quer, porque ela quer mostrar quem foi Antonio Marcos, não só pelas letras, mas pela forma de ver e viver a vida. O que eu olhando pra ela consigo compreender de Antonio Marcos, é que ele era um homem além de sua época, era um homem que parece tinha um coração maior que ele. E ela, no seu jeito de ser e viver parece querer preservar a herança. Penso nisso, porque me pego muito tentando repetir coisas que sei minha mãe faria se viva estivesse e se orgulharia de ver eu realizando, talvez imitando por acreditar que isso é correto é certo, acho que o termo não é imitar. Acho que todos nós somos assim, queremos que os outros vejam em nós os nossos pais, no que diz respeito, pelo menos as qualidades, ou algum defeito que no fundo tenha lá seu lado virtude.


E curtindo esses dois shows, dois figurinos, lindos diga-se de passagem, ela provou que é mesmo teatral, mas é natural...eu não estava errada. Cantou todas, incluindo "Non je ne regrette rien" (essa ela curte muito), tudo sempre com muita emoção, mas também do seu jeito, com sua vivacidade e alegria, muitas vezes, claro, a voz embargou, mas cantou.. Segundo ela, quando ela tenta segurar o choro, esquece a letra...então, deixa a emoção rolar. Nos apresentou uma música de sua autoria, Declaração, tocou violão, que pra ela foi uma vitória. na realidade, só não interpretou "Sonhos de um palhaço", essa ela deixou por conta de Daniel Conti, fazê-lo no Voz e violão, ele é um dos convidados do "Tributo Amor Maior" projeto com a Musicoteca, projeto onde cada convidado bancou sua faixa e que logo, logo estará disponível para Download no site http://www.amusicoteca.com.br/.
No domingo ela estava mais radiante, estava tão feliz que desceu do palco alegando que queria ver a gente de pertinho (rs rs).
E pra finalizar quero dizer aos visitantes...que não são muitos, mas são fiéis não deixem, assim que tiver outra oportunidade, de ver um show dela, que seja um show de repertório dela, ou o de homenagem ao pai...Vão! Não vão se arrepender.

Foto: Aretha Marcos_Teatro Décio de Almeida Prado_13 e 14 de outubro de 2012

bjs
Neli

http://soundcloud.com/arethamarcos/sets

http://www.arethamarcos.wordpress.com

Aretha parabéns pelo ser iluminado que é? Não deixe ele se apagar!


Um comentário:

Reca Silva disse...

MOÇA LINDA E ILUMINADA... ADOREI SEU SHOW ARETHA...