quinta-feira, 21 de abril de 2016

LICENÇA PARA JOÃO SABIÁ...

Foto Fatuca Ferreira
No fim de semana passado, no Rio de Janeiro, lá fui eu a São Gonçalo, convidado por Fabi Castro, e a Fatuca, que chegaria só no sábado para fazer um fim de semana musical, já havia curtido a sexta com o Pedro Mariano.
Mas, no sábado João Sabiá e depois, no domingo no Beco das Garrafas (lugar da Bossa Nova) show do Simoninha no Troféu Beco das Garrafas - Homenagem a Wilson Simonal. Infelizmente, voltei antes das manifestações....(precisava trabalhar na segunda-feira, pairava uma dúvida se conseguiria chegar para o trabalho).
Sesc São Gonçalo bem estruturado, como os Sescs são.
Minhas histórias com João Sabiá
João Sabiá o conheci de 2010 quando lançou o CD My Black, My Nega, seu segundo cdconfesso fui conhecê-lo por que sou noveleira pra caramba e ele havia participado da novela Paraíso da Rede Globo, e chamou atenção, moço bonito; depois a Roberta fez questão de me lembrar que ele havia participado do Fama (2004). Bom, então tinha histórico, prometia.
Esse show foi na FNAC (depois que pesquisei no google, minha memória não é tão boa assim), aconteceu 16/09/2010...Claro que amei, o som era recheado de influência da black music, como não gostar?...Pegada muito boa! Porém, é aquela coisa que complica bocadinho, o moço é carioca, se apresentava mais no Rio de Janeiro...Ai fica difícil acompanhar as apresentações, enfim, acompanhar a sua carreira.
Depois desse show na FNAC eu o encontraria no show de lançamento do CD Alta Fidelidade, do Simoninha, em 13/05/2013, no Auditório Ibirapuera, ele fez uma participação e, acreditem eu fiquei esperando kkkk a entrada dele, como não?! E, depois pude tietá-lo lá fora do auditório...como não fazer isso também?!
Depois "Baile do Simoninha" no Terra da Garoa, 12/09/2014, mais uma vez, fui descobrindo mais e mais a voz desse moço...sou apaixonada por vozes...E a dele, tem proximidade em relação ao que meu ouvido gosta de ouvir.
E, agora está explicado, porque no sábado passado, ele teve a impressão que me conhecia, e eu, na hora só pensei no pocket show de 2010, talvez por ter sido um show dele, né? No entanto, não demorei muito pra lembrar das participações dele nesses shows.
E agora 2016 (5 anos e meio, depois do Pocket, mais um show do Sabiá) se eu tinha certeza que iria gostar? Tinha, afinal, não é à toa que chama Sabiá, canta que é uma beleza, e um Sabiá Gato! Gosto de ver gente bonita no palco (rs rs) e com uma voz dessa, mata né?!
O SHOW
Interessante, que fui esperando um outro show, na realidade, nem quis saber muito sobre esse show, decidi ir e ponto. Imaginei que qualidade musical teria, já conheci o My Black, My Nega, imaginei que a voz iria soar encantadora, já a conhecia também, mas não esperava a sonoridade que teve esse show, apesar de ir ouvindo o CD de Niterói a São Gonçalo.
Interessante, é que a Fá deu uma dica (não sei se preocupada de eu não curti), ela disse: - Esse show é mais intimista, entendi depois, que por conta dos shows que faz no Lapa 40º , esse tem uma pegada diferente, mas não me preocupei mesmo, estava afim de ouvir o João Sabiá...
Foto Fatuca Ferreira
Interessante (rs rs) quando vi o nome do CD entendi o show, entendi o álbum "Nossa Copacabana" , cd que gravou em 2013, e que foi lançado em 2014.
Teatro cheio de gente querendo curti uma música, e música boa, não vou lembrar o setlist do show, porque afinal é o primeiro show que estava indo, e não peguei o setlist, mas fato é que, dá primeira canção a última me imaginei em Copacabana, já estava no Estado do Rio, então...é mais fácil ainda, a atmosfera ajuda, mas também porque, em muitas canções a Bossa Nova esta presente nas composições dele com o irmão Guiga Sabiá, uns sambinhas (a ideia não é depreciativa) sambinha por ser um samba mais cadenciado, mas malevolente kkk
Pensei hoje ainda se canta, e bem, Copacabana, ela ainda inspira.
Ai voce pergunta, e voce gostou?! Como não amar?!
Foto Fatuca Ferreira
Um cd e o show com 10 canções novas, lindas, com essa pegada que falei, cantando um lugar que guarda uma certa nostalgia, com tanta história, ainda trouxe Sampa em homenagem a São Paulo, também, porque não cantar Copacabana e São Paulo?! 
Agora o moço mora aqui nessa cidade cinza...essa ele cantou em homenagem a Fátima, que ele sabia, estava no Teatro, cantou samba de verão do Caetano e Rio do Menescal.
Ainda teve participação do Simoninha, cantaram a linda Tereza da Praia, de Tom Jobim e Billy Blanco, a parceria deles: João e Simoninha em Meninas do Leblon e a canção de João com o irmão Guiga Manéra Nega, na qual Simoninha deixou sua participação no Cd, é a que mais amo no Cd, hoje a minha sobrinha já estava cantarolando: "Manéra, manéra, manéra nega. Manéra que um dia a tua hora chega" 
E pra encerrar bem encerrado a dupla João e Simoninha vieram com Sá Marina e voltaram a pilantragem com Nem vem que não tem....
Outra que gostei muito, desse novo cd, Dona Diva e seu Odilon, (Avós do Gato do João e Guiga). Essa na realidade, me remeteu uma outra canção, A Nivel de João Bosco, lá tem um Odilon, tem a história de Vanderley e Odilon e de Yolanda e Adelina. Mas, essa nova canção é a história de união de 67 anos de um casal que ele admira muito.
E, foi assim, a noite de sábado, nostalgia, sambas, bossas!!! Foi muito bom!!!

João Sabiá_Sesc São Gonçalo_RJ_16/04/2016

bjs

Nenhum comentário: