quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O MÊS DE AGOSTO EM 7 ANOS DE BLOG - 1º QUINZENA

Lembrando que o blog começou em outro endereço http://www.fotolog.com/pedromarianoavoz esse novo espaço é melhor, pois posso postar mais fotos em um único post e escrevo sem me preocupar com os caracteres. Achei interessante trazer pra cá um resumo do que foi postado sobre Pedro Mariano nesses 6/7 anos, 7 anos porque eu comecei a acompanhá-lo mais de perto em 2005, apesar de ainda não estar blogando. 
Já fiz os meses de maio, junho (no final de cada um desses meses tem um resumo) julho fiz em agosto e agora agosto em setembro...tô atrasada. Pedro dá um trabalho...seria melhor cuidar de um gato. kkk


 
Foto Dani Gurgel - Oca casa do Som - Gravando para o Música de Graça AGOSTO/2011
Um "pequeno grande" resumo - AGOSTO 2006 - 2012 (1º Quinzena)

2006 - Sesc Santos
2007 - Homenagem a Dick Farney (Sesc Vl. Mariana/SP), Roupa Nova (Citibank / Rio), Bar L'Officina/São Bernardo do Campo
2008 - Citibank Hall/SP, Rio Design/RJ (exposição de carro), Teatro Coliseu/Santos, Exposição Bossa Nova 50 anos - Bienal/SP
2009 - Festival de Jazz em Jaguariúna/SP César Camargo Mariano trio convida Pedro Mariano; Teatro Salvador Arena /SBC César Camargo Mariano trio convida Pedro Mariano ; Citibank Hall/SP
2010 - Teatro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),Teatro Nelson Rodrigues/RJ (Participação show Edu Martins-Caixa Cultural), MPB Café - Santana Parque Shop, Auditório Ibirapuera/SP
2011 - Sesc Pinheiros/SP
2012 - Teatro Municipal de Niterói / RJ
Total 26 shows
Banda 10
Acústicos 6          
Participações 10
Desses prestigiei 18 

Foto Mauricio Guerrero
Dia 01
2008 - Citibank Hall/SP
Show do CD Pedro Mariano 2007 - 2º ano da turnê
Foi um show um pouco diferente do que foi feito no lançamento em maio de 2007. Ainda não foi dessa vez que teve "Quarto Vazio" em show com Banda em São Paulo. Ela foi tocada no show do Canecão que foi dias antes, e em Sampa ele trocou ela por "Nada", sinto que foi proposital, pois segundo fiquei sabendo era uma canção que alguns fãs de lá queriam ver ele cantando e lá no Rio ele não a cantou...somente em shows acústicos nas lonas em maio. "Nada" foi tocada pela primeira vez, ao vivo, em show no Sesc Santo André em outubro/2007 e depois no show em São João da Boa Vista/SP (dezembro/2007) na realidade os dois shows que ele fez no final de 2007 com banda ele a cantou. Quarto Vazio, que era só tocada em shows acústicos ganhou seu espaço em show com Banda já no final da turnê. Como disse, no Canecão, nesse mesmo ano (2008), no entanto, nesse dia, especificamente, ele a trocou por" Nada". Ainda cantou "Voce vai ver" em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova. Ficando de fora "Teu Calor", além de Só Deus é quem sabe que nunca foi tocada ao vivo. 
Foto Vivi Lisboa
E nem tenho esperança de ouví-la mais, já que é passado, e antigamente achava que se eu contratasse um show dele podia pedir, afinal pagaria a mais só por esse "luxo", mas hoje penso que nem pagando, acho que ele não faria o show, se essa fosse a exigência, não mesmo, ele é pirracento e o show é dele.
Desse show eu não esqueço de ele, assim que foi cumprimentar a galera no início do show, ao olhar para seu lado direito e ver uma galera em pé , soltou um: Olha a moçada ali! (rs rs) e deu tchauzinho! kkk Fazendo com que a Roberta e Vivi Lisboa ficassem pasmas kkk e ai a Roberta diz - Quem é aquele rapaz simpático que tá no palco ?! kkk Acho que tenho esse video desse momento único, raro, de Pedro Mariano.
Passagem de som by Dani Gurgel
Dia 02
2012 - Teatro Positivo - Curitiba/PR
Gravação DVD Elis por Eles
Ah! Como gostei de poder estar presente nessa gravação, ainda mais por ele dizer que foi show único. Espero que ele repense e faça outras apresentações, pelo menos mais uma. Não precisa que todos os convidados estejam presentes, os que faltarem ou ele substitui por outros, ou ele mesmo canta algumas músicas a mais, divide com outros convidados...simples assim. Então, o projeto que se iniciou em 2009, a partir da ideia, que ele já tinha de montar algo em homenagem a Elis só com vozes masculinas e que teve eco através das produtoras Kissus e Produto Final, que pensaram e registraram o Projeto,com intuito inicial de se comemorar, em 2010, os 65 anos de Elis, se ela estivesse viva, no entanto, essa coisa de Projeto, captação é uma doidera, e só no final de 2011 apareceu um patrocinador, Volvo do Brasil. A Volvo decidiu apoiar o projeto, e os shows, na inicial, era pra ser realizado no Audítório Ibirapuera em 3 dias de gravação, teve que ser alterado, uma vez que o Patrocinador fez questão que o show se realizasse em Curitiba, cidade Sede da Empresa, foi uma forma de fomentar a cultura na cidade e, o local escolhido, Teatro Positivo, teatro bonito, grande, acústica maravilhosa, com a casa lotada o som ficou melhor ainda. O teatro tem capacidade para uma plateia aproximada de 2.400 pessoas, o mesmo total de público, que teria, se tivessem realizado os tres dias no Auditório Ibirapuera. Infelizmente, a apresentação foi em um único dia, mas por outro lado, pelo menos, o projeto aconteceu. E esse único dia se encheu de emoções, de talentos, de alegria, uma verdadeira festa, para uma pessoa que deixou sua marca na história da música brasileira, Elis Regina, mereceu e merece todas as homenagens.
Foto: Dani Gurgel
O Show foi dirigido, pelo filho, Pedro Mariano, que já havia feito anos antes, a direção musical de uma peça "Todo mundo tem problemas sexuais" que foi apresentada em Salvador em julho/2005 e depois em novembro /2005 dirigiu o show em Homenagem a Cazuza "Eternamente Cazuza" para a Alpha FM. Mas, voltando, nesse período de pré-produção e produção, pelo que entendi, ele revirou o baú das lembranças e dos registros de Elis, montou junto aos convidados um repertório de clássicos, segundo ele, cada convidado escolheu o que cantar, claro, com ele batendo o martelo no final. Não quis que faltasse compositores importantíssimos na carreira de Elis, como, por exemplo, Tom Jobim, que até gravou um álbum com ela. E, pelo que entendi, em um primeiro momento, não estava, mas ai houve uma troca, Emilio Santiago acabou registrando Só tinha de ser com voce. Claro, o universo de compositores que foram importantes para Elis, não são apenas o que estarão nesse Projeto, nem  para os quais ela foi importante. O repertório de clássicos dela é imenso, ela tinha o dom de tornar uma canção inesquecível. Para interpretar as canções, percebi que ele optou também por não convidar nenhum dos compositores, penso que foi interessante isso, pois de repente convida uns dois ou três e deixa outros de fora...hummm! E isso também é tão clichê! Para eles, alguns dos compositores lembrados no repertório do show, o espaço escolhido no DVD foi de depoimentos sobre a parceria compositor e intérprete, depoimentos fortes, de gratidão, de cumplicidade, cheios também de emoção, foi interessante.
Foto Flavia Leone
E a noite do dia 02 de agosto de 2012, foi um desfile de homens naquele palco do teatro positivo, "nunca antes nesse pais" (rs rs) e na música, Elis Regina foi homenageada por tantos homens em um show só: Jair Rodrigues, Jorge Vercilo, Paulinho Moska,Filipe Catto, Emilio Santiago, Cauby Peixoto (registrado em estúdio), Roupa Nova, Lenine, Seu Jorge, Diogo Nogueira, Jair Oliveira, Rogério Flausinno, Chitãozinho e Xororó, Pedro Mariano. E o encerramento não podia ser melhor REDESCOBRIR de Gonzaguinha...foi uma noite pra isso também, redescobrir e brincar de roda...a canção não saiu da minha cabeça por dias, foi bonito ver todos os convidados cantando, sorrindo, se arrepiando.
Foto Lu Padilha

Dia 03
2007 - Sesc Vila Mariana / SP - Homenagem a Dick Farney com Jane Duboc
Banda: Piano - Fabio Torres; Baixo e violão - Paulo Paulelli; Bateria - Celso de Almeida
Show começou apenas instrumentalmente, segundo explicações, é que Dick Farney não apenas cantava, ele tinha composições instrumentais. Inclusive ele se dizia pianista e cantor ocasional.
Foto Lu Padilha

A Jane Duboc foi a primeira a entrar e interpretar as canções que ele gravou em Inglês. 
Fiquei encantada com o Paulo Paulelli que tirou uns sons com a boca, além de tocar muito.
Pedro entra canta não lembro quantas foram, mas acho que foram essas: O que é amar, O amor em paz,  Minha Namorada, Fotografia, Marina e duetos Esse teu olhar e Saudade Mata a gente




Foto Fatuca Ferreira
Dia 04
2006 - Sesc Santos/SP
Primeiro show acústico com ele na bateria, até então, os acústicos eram feitos apenas com baixo e violão/guitarra e ele se batendo kkk (modo dizer, é que ele ficava batendo na perna) ou o pé no palco. Esse primeiro show impactou, já que era a primeira vez que o via durante um tempo considerável na batera; já que nos shows chamado grandes (Citibank e Canecão) ele tocava somente na abertura do show e em 2006 ainda era a turnê do CD/DVD ao Vivo.
Antes do show começar recebi uma sonora vaia...nunca vou esquecer, não sei se são ossos do ofício (rs rs) de fã, mas com certeza tinha gente lá com muito ódio no coração (rs rs).Por sorte os músicos entraram no palco rapidamente fazendo com que a vaia cessasse. Tudo isso só porque puxei o refrão de uma canção do Raul "Pedro onde cê vai eu também vou"
Show muito descontraído, entrou na música sozinho, achando que tinha ouvido os instrumentos dos seus acompanhantes. Jogou baqueta no Conrado...foi uma festa.Esse primeiro acústico já deu a liberdade pra ele trazer canções que não são habituais nos shows com banda quando privilegia as canções de sua discografia e o show é mais hermético. Nesse primeiro trouxe canções de projetos dos quais participou, Um Barzinho e um violão "Se, Se voce pensa e Superwoman" e contou a relação que tem com as músicas do Stevie Wonder.
Lembro também que, depois do show, alguém o perguntou sobre se a filha já havia nascido e ele disse...Ela tá curtindo ficar lá dentro da barriga, não quer sair não (rsrs) 11 dias depois nasceria sua filha Rafaela.
Foto Fatuca Ferreira
2007 - Sesc Vila Mariana / SP - Homenagem a Dick Farney com Jane Duboc
Banda: Piano - Fabio Torres; Baixo e violão - Paulo Paulelli; Bateria - Celso de Almeida
Continuando mais uma apresentação, mesmo repertório. Além de cada um fazer uma série de canções, dividiram também algumas canções Jane Duboc e Pedro Mariano...Esse teu olhar, A Saudade mata a gente...Ele teve uma dificuldade em entrar na canção A saudade mata a gente, tinha acessos de riso.
Foto Lu Padilha


Dia 05
2007 - Sesc Vila Mariana / SP - Homenagem a Dick Farney com Jane Duboc
Banda: Piano - Fabio Torres; Baixo e violão - Paulo Paulelli; Bateria - Celso de Almeida
Finalizando a série de tres shows especiais, no terceiro dia a "afinação" entre eles estava boa pra caramba, músicos, intérpretes....Os dois primeiros shows praticamente serviram de ensaios, que segundo eles disseram, foram poucos. Não sei se isso interferiu, mas quando Jane Duboc fez um projeto interpretando composições, do seu filho, Jay Vaquer, com versões em inglês, um dos convidados do Projeto foi o Pedro, a faixa foi Fire and Ice (versão de Campo Minado) - CD Sweet face of love (2010)
Foto Augusto


2008 - Rio Design / RJ 
Show Acústico  - Abertura da Exposição de Carros antigos


Dia 6 nenhum



Foto Silvano Junior
Dia 07
2010 - Teatro UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Lembro que foi uma festa, no quase, ou já falecido, orkut, quando rolou a notícia de que ele faria show em Recife. Também pudera essa passagem dele por lá aconteceu depois de quase 10 anos de ausencia. A Produtora responsável pela ida do Pedro foi a Nova Arte, que acreditou e o levou, esse foi um dos poucos que aconteceu fora do eixo São Paulo e Rio que não contou à época com patrocínio do Bradesco. Parece que se não lotou, encheu e bem o Teatro. No dia anterior, noite de autógrafos, que bombou. É essa ausencia em terras Pernambucanas causou uma fila grande na loja....legal ver a movimentação dos fãs dele por lá. Imagino que foi um resultado bom. Pelo menos em seu twitter na época ele demonstrou estar feliz.
Foto Luis Fernando
Na noite do show até um video foi gravado por sua produção, Livre pra viver, gravado a partir da Coxia (tá no youtube) Levou o show completo, incluindo Cenário...Creio, que ele tinha que voltar pelo menos um vez por ano...produtores e patrocinadores locais poderiam acreditar mais. Não sei se isso ajudou, mas voltou tão realizado, que dias depois faria um show no Auditório Ibirapuera em São Paulo, e estava anunciado e contratado, show acústico, mas decidiu fazer show com Banda que foi, no caso do Auditório, a melhor escolha. Lembro que em seu twitter escreveu não sei se exatamente assim, mas foi tipo: - Decidido o show no Auditório será com Banda! Voces merecem!
Foto Babi & Ivana
Dia 08 e 09 nenhum
Dia 10
2010 - Teatro Nelson Rodrigues / RJ - Encontro Caixa Cultural Edu Martins convida Pedro Mariano
Bateria: Marquinhos Fê ; Piano: Luis Mauro Filho
No Projeto que eles definiram como: Musica brasileira voltada para o futuro o Baixista Edu Martins apresentou músicas de seus trabalhos instrumentais do Suite Paulistana e algumas versões presentes no CD Saia Rodada, cd de canções, canções essas interpretadas por Pedro Mariano, creio que deva ter sido o show no estilo do que rolou em julho do ano anterior (2009) no Festival de Inverno em Porto Alegre. Talvez Casa da dor não tenha rolado da outra vez e dessa vez rolou e a participação do Pedro parece foi maior também.
Foto Babi & Ivana


Dia 11
2010 - Teatro Nelson Rodrigues / RJ - Encontro Caixa Cultural Edu Martins convida Pedro Mariano
Bateria: Marquinhos Fê ; Piano: Luis Mauro Filho
Segundo dia de apresentação do Encontro Edu Martins e Pedro Mariano, até hoje estou esperando esse show em São Paulo...justo em São Paulo, que tem público para todos os estilos, ainda não rolou.
Repertório:
Antiplástico do Lácio (como eu disse na época interessantíssimo o nome da canção) Suite Paulistana, Saia Rodada, Como eu quero, Casa da dar, Dual, Queda de Pescador, Riscos, Don Quixote





Foto Fê Bueno - (Esse olhar foi pra mim também )
Dia 12

2011 - Sesc Pinheiros /SP

Primeira vez, creio eu, que realizou um show no Sesc Pinheiros, pois o Sesc foi inaugurado em 2004, e desde então, eu já seguia bem de perto os passos dele e não lembro de ter rolado show dele por lá...só se foi escondido (rs rs).Uma semana antes dos shows esgotou os 1.000 lugares do teatro, que no caso, foram 3.000, já que foram 3 dias. Estava feliz que só, agradeceu o público por isso. A felicidade também devia ao fato de a turnê já com dois anos de estrada e o público presente. Turnê que conseguiu patrocinio da Bradesco Seguros e que pode ir para outras capitais, além de São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro e algumas cidades do interior paulista. Além de ter feito Salvador e Recife sem o patrocínio.
Dois anos com a turnê Incondicional, pode se dizer que esses shows no Sesc Pinheiros, foram shows de transição, pois já estava em estúdio e já estava ansioso para começar uma nova turnê, mas enquanto o Cd não ficava pronto, o jeito foi fazer o show Incondicional e inserir as novidades...E sentir a reação do seu público.
Novidades: a grande novidade foi um voz e violão da canção SEI DE MIM, a primeira inédita da noite, composição de Luiza Possi e Dudu Falcão ele havia gravado ela para o Projeto Música de graça ( http://www.musicadegraca.com.br ), projeto que realiza encontros de artistas, músicos, e nos é apresentado um trabalho totalmente inédito em gravações exclusivas, e para o quinto episódio da primeira temporada, juntaram Luiza Possi, Pedro Mariano e Conrado Goys. E pelo que entendi foi nos primeiros dias de agosto que rolou a gravação do episódio...Depois no final do show, ao retornar para o bis teria mais uma novidade a regravação da canção de Alexandre Grooves, Antes não do que talvez, além de Pra voce dar o nome que já estava em seu repertório desde o inicio do segundo ano da turnê (junho/2010) e Miragem que ganhou a primeira versão com banda no Teatro Lauro Gomes (12/02/11), mas que foi apresentada primeiro no Planétário da Gávea, Rio de Janeiro em outubro/2010.
Foto Ana Paula
Dia 13
2011 - Sesc Pinheiros /SP
Segundo dia de apresentação no Teatro do Sesc Pinheiros, repetiu repertório, mas, sempre melhor, a canção Antes não do que talvez já nessa segunda apresentação ganhou o pedestal, ultimamente sinto que ele está ficando dependente desse "troço" (rs rs) está se sentindo melhor usando o pedestal para compor a sua interpretação.
Nesses dias falou bastante e gastou o português, soltou um "momentos Lisérgicos", quando falou da primeira vez que cantou Simplesmente no show de lançamento no Citibank Hall em 2009. 
Montagem fotos Renatinha
Dia 14
2008 - Teatro Coliseu - Santos /SP
Esse show no Coliseu foi um show que ele fez depois de medicado, segundo lembro, não falou com todas as letras, não explicou exatamente o que teve, mas foi um problema alimentar, possivelmente um peixinho que comeu na baixada no dia anterior, mas fez o show, aguentou o tranco e ainda cantou Quarto Vazio, "pra mim", pela primeira vez com banda...E ainda lembro dele dizendo, antes de cantar a canção, que o camarim dele é um verdadeiro balcão do Procon, gente batendo o pezinho dizendo: Porque voce não canta Quarto Vazio! kkkk . Engraçado se ele a tivesse tocado no Citibank no começo do mes ( 01/08 ) ele não faria esse discurso em Santos....então, particularmente, até achei que foi melhor assim, acabou ficando algo mais exclusivo kkk...Bem, eu tenho direito de pensar o que eu quiser certo?! (todo mundo tem kkk) Então...foi pra mim e pronto! (rs rs)
Foto Fê Bueno
2011 - Sesc Pinheiros /SP 
Domingo dia dos pais, o show foi mais cedo, uma matinê, sua filha, Rafaela, à época, um dia antes de completar 5 anos, esteve presente na plateia e ele a chamou no palco para cantar para ela,Ventania, cada vez que a garota sobe ao palco, mais a vontade ela se sente, se ela resolver seguir o mesmo caminho do pai, não será nenhuma surpresa, ao ser chamada foi  na direção do palco e por ser um palco baixo, pulou pra cima, sem precisar de ajuda (rs rs). Entendo também, que o pai presente no palco dá uma total segurança para ela, né?!  Porque temer?! Parece saber que o palco é a zona de conforto. E é engraçado de todas as vezes que subiu nunca percebi nela receio ao olhar para a plateia, nunca a vi com vontade de sair correndo, pelo contrário, se sente...e parece orgulhosa de poder estar ali com ele, parece que sabe que isso é pra poucos.
Foto Jair Gomes
Dia 15
2010 - MPB Café Eldorado - Ao vivo - Santana Parque Shopping
Programa da Rádio Eldorado gravado no Santana Parque Shopping apresentação Régis Salvarani
Entrevista e Música, cantou só as canções que foram trabalhadas nas rádios, com exceção de Lua pra Guardar e Encontros do seu primeiro Cd.
Uma das perguntas mais interessante feitas a ele no dia, não pela pergunta, mais pela resposta, lembro dele falar do porque ainda não fez nada junto com Maria Rita, um dos motivos, que acho ninguém pensa, é que além dos dois quererem, não é somente os dois que decidem, tem mais gente envolvida nessas decisões, tem gravadoras, patrocinadores...Ou seja, os Projetos são antes, profissionais e não familiares. Muitos interesses rolam! Apesar de, particularmente, achar que, claro, a vontade deles é que pode fazer acontecer, se um dia acontecer.

bjs
Neli

Nenhum comentário: